SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HEOD06UNBALOOF480
Z7_086423G031VND06HUH8EAFKRO4

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEK43

Z7_086423G03HEOD06UNBALOOF483

CDP de Americana faz Dia D contra a dengue

03/04/2025
Foto ilustrativa

Reeducandos participaram do Dia De de combate à dengue

Samuel Bruni - CEPRCENTRAL

O Centro de Detenção Provisória "AEVP Renato Gonçalves Rodrigues" de Americana realizou uma ação de combate à dengue, intitulada "Dia D Contra a Dengue". A iniciativa, promovida em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), envolveu todos os servidores e setores internos e externos da unidade, com o objetivo de reduzir os focos do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

A ação contou com uma série de atividades de conscientização e prevenção. Um dos principais pontos foi a elaboração e distribuição de um folder informativo, divulgado tanto em pontos estratégicos dentro da unidade quanto nos canais internos de comunicação. O material alertou os servidores sobre os cuidados necessários para evitar o acúmulo de água, propício a criar focos de dengue.

As atividades também tiveram participação dos presos, com a colaboração dos reeducandos do regime semiaberto do Centro de Ressocialização de Sumaré, que atuaram na parte externa da unidade, sob vigilância dos policiais.

Dentro da unidade, os reeducandos também participaram da ação, realizando um mutirão de limpeza e eliminação de focos do mosquito. A segurança e o acompanhamento das atividades foram garantidos pelos policiais penais, que supervisionaram todo o processo.

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde e do Plano Nacional de Controle da Dengue, as equipes atuaram na eliminação de locais propícios à proliferação do Aedes aegypti, como acúmulos de água parada, recipientes abertos e resíduos descartados nas imediações da unidade. Em virtude das chuvas frequentes durante o período, foi dada atenção especial a locais onde o risco de focos de mosquito poderia surgir repentinamente.

O Dia D contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Saúde de Americana que, em alinhamento com a Unidade, já providenciou a nebulização com inseticida no município.

O trabalho de combate à dengue é um esforço contínuo que exige o engajamento coletivo, visando garantir a saúde e segurança tanto da população carcerária quanto dos servidores.

 

Fortes chuvas acabaram atingindo a região

Focos de água foram eliminados durante ação

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEBA0
Complementary Content
${loading}