SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HEOD06UNBALOOF480
Z7_086423G03HCID069E7GVRHEK43

Z7_086423G03HEOD06UNBALOOF483

Documentário sobre concurso de beleza em presídio feminino é exibido em centro universitário

Filme internacional foi apresentado aos alunos dos cursos de Direito e Psicologia da Faculdade Faef de Garça

02/01/2025
Foto ilustrativa

Jurados da época do concurso realizado anualmente na unidade prisional feminina de Pirajuí

Caio Daniel - CRN

O documentário “Prison Beauty Contest” (Concurso de Beleza na Prisão, em português), gravado em 2017 na Penitenciária Feminina “Sandra Aparecida Lário Vianna”, de Pirajuí, foi exibido aos alunos dos cursos de Psicologia e Direito da Faculdade Faef de Garça, no interior de São Paulo. O filme mostra os bastidores do concurso de beleza realizado na unidade penal, destacando como as ações de reintegração social contribuem para a autoestima e o cotidiano das reeducandas.

Cerca de 80 estudantes puderam conhecer um pouco dos preparativos para o tradicional evento do presídio feminino, que envolve voluntários, igrejas e comerciantes locais para empréstimo de vestidos, sapatos e a organização do evento.

A ação na faculdade foi parte do encerramento do ano acadêmico dos alunos e ocorreu após um convite de uma professora à diretora da penitenciária, Graziella Fernanda Rodrigues Costa. Ela aceitou a proposta e, após a exibição do registro cinematográfico, teve a oportunidade de explicar aos estudantes sobre o contexto prisional, as particularidades de uma instituição penal feminina e esclarecer dúvidas relacionadas aos temas abordados no filme.

“Participar da divulgação de um trabalho com reconhecimento internacional como o documentário Prison Beauty Contest é, sem dúvida, gratificante, e vai além do valor da arte cinematográfica. Isso evidencia o quanto a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) tem avançado em termos de identificação profissional. Exibir ao mundo as boas práticas do sistema prisional paulista é uma forma de mostrar o comprometimento e o profissionalismo de todos os servidores envolvidos na ressocialização dos detentos”, afirmou a diretora.

Filme internacional

Com direção do cineasta bósnio Srdjan Sarenac, o longa-metragem, registrado há sete anos, foi lançado em 2024 e já venceu duas categorias no Mediterrane Film Festival, na Bósnia e Herzegovina.

Segundo uma das produtoras do documentário, “Srdjan se interessou em entender como a transformação das mulheres acontece e como a beleza é importante para elas na recuperação da autoestima, especialmente em um ambiente como o de um estabelecimento penal”, explicou, em entrevista a um jornal local.

Assista ao trailer de Prison Beauty Contest: https://www.youtube.com/watch?v=ohQ8OLANS-w

 

Filmagens foram realizadas em 2017, durante realização de concurso de beleza dentro da Penitenciária Feminina de Pirajuí

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEBA0
Complementary Content
${loading}