Samuel Bruni - CEPRCENTRAL
A Polícia Penal do Estado de São Paulo protagonizou, no dia 16 de julho, por meio do comando do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) da Região Central, mais uma importante ação social ao entregar 500 litros de leite ao Instituto Humberto de Campos, instituição que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade na cidade de Sorocaba.
A iniciativa fez parte do 2º Treinamento Solidário do GIR da Coordenadoria de Execução Penal da Região Central que, além de promover o aperfeiçoamento técnico dos operacionais, teve como objetivo contribuir com a comunidade local por meio de arrecadações voluntárias. Os Policiais Penais participantes contribuíram com a doação de leite, reafirmando o compromisso institucional da corporação com causas humanitárias.
Atualmente, o Instituto Humberto de Campos assiste cerca de 160 crianças e adolescentes, entre 6 e 15 anos, oferecendo refeições, atividades esportivas, oficinas culturais e apoio educacional.
Durante a visita, sete operacionais do GIR e o cão Mike, do canil da Penitenciária II de Itirapina, proporcionaram um momento de interação e alegria para as crianças. Elas puderam conhecer de perto uma viatura da Polícia Penal, acompanhar demonstrações com o cão policial e assistir a uma palestra educativa sobre cidadania, disciplina, estudo e prevenção a más influências.
A ação reforça o papel da Polícia Penal não apenas como guardiã da ordem pública, mas também como parceira da sociedade em ações de inclusão e solidariedade.