Sonia Pestana - Coremetro
A Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda se consolida como um importante trabalho de ressocialização desenvolvido pela SAP no ano de 2024. A ação dá às pessoas privadas de liberdade uma nova perspectiva de futuro, mostrando à sociedade civil que todos são dignos de uma segunda chance.
No acumulado dos registros, desde sua criação, as Jornadas da Cidadania realizaram cerca de 313 mil ações para as pessoas privadas de liberdade, nas 28 unidades da coordenadoria.
As Jornadas na Coremetro tiveram início em 6 de fevereiro estendendo-se até 7 de novembro de 2024. Ao longo desses 10 meses foram registrados mais de 53 mil atendimentos diversificados, além de participações em palestras.
Em meio à emissão e regularização de inúmeros documentos, a Jornada da Cidadania também é responsável por proporcionar ações culturais à população prisional, como teatro, dança do ventre, roda de samba, dentre tantas outras iniciativas de reintegração social.
No Centro de Detenção Provisória (CDP) I “ASP Vicente Luzan da Silva” de Pinheiros o grupo musical do projeto Harmonizar fez uma apresentação para os convidados. Viabilizado pelo Instituto Ação Pela Paz em parceria com o Sistema Estadual de Métodos para Execução Penal e Adaptação do Recuperando, conhecido como Semear, o projeto tem como objetivo promover a ressocialização e a reintegração social dos reeducandos por meio da música.
Já no CDP II “ASP Willians Nogueira Benjamin” a ação contou com o Grupo Todos os Tons. Formado por reclusos custodiados na unidade, o conjunto apresentou músicas de autoria de alguns dos integrantes da equipe musical.
A Jornada promovida na Penitenciária II “Desembargador Adriano Marrey” de Guarulhos deu visibilidade às obras de adequação promovidas pela direção geral da unidade. O projeto envolveu servidores e reclusos na reestruturação de sete novos espaços, além de 49 celas, totalizando 585m².
Outro bom exemplo vem da Penitenciária I “José Parada Neto”, também do município de Guarulhos. O público presente teve a oportunidade de assistir à apresentação especial do projeto Cantando a Liberdade. O objetivo da criação do grupo foi oferecer aos reeducandos a opção de aprender música, com foco principal no recluso idoso. A ação teve início na unidade em 2019 e hoje possui grupo instrumental e um coral com mais de 200 vozes.
Durante o ano de 2024 muitas ações foram realizadas nos estabelecimentos penais da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), gerida pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). No balanço anual, o destaque especial para a Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda, vem de sua importância, afinal, a ação cumpre o propósito de promover a dignidade das pessoas privadas de liberdade.
A iniciativa bem-sucedida é da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC). Desde 2015, a ação acontece nas unidades da Coremetro.
As Jornadas mantêm serviços com foco na emissão de documentos, como Registro Geral (RG), Certidões de Nascimento e de Casamento e regularização do Cadastro de Pessoa Física (CPF), do Alistamento Militar e do Título de Eleitor. As unidades vêm diversificando os atendimentos na área jurídica, de saúde, além de palestras, atendimentos psicossociais, ações culturais e tanto outros.