Caio Daniel - CRN
No dia 30/12, o Complexo Penal de Bauru recebeu um grupo de Policiais Militares da Força Tática e Oficiais Comandantes do 4º Batalhão de Polícia Militar do Interior (4º BPM-I) para a realização de um treinamento tático conjunto com os Policiais Penais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). O objetivo foi aprimorar as técnicas operacionais e promover a troca de experiências entre as Forças de Segurança do Estado.
Cerca de 66 policiais participaram da capacitação, ministrada pelos integrantes do GIR-9, que abordaram temas como Controle de Distúrbios Civis (CDC) em ambiente prisional, técnicas de extração de sentenciados das celas, condução de privados de liberdade, acesso tático aos alojamentos amotinados e varredura tática em locais confinados.
O exercício ocorreu em um pavilhão habitacional desabitado, em razão da Saída Temporária dos sentenciados, e foi conduzido pelos Policiais Penais Leandro Morandi, do GIR-9 de Marília, e Fábio de Ângelo, da Divisão Regional de Ações de Segurança Interna da Coordenadoria de Execução Penal da Região Noroeste.
Fernando Santana, chefe de departamento do Complexo Penal, ressaltou que “o ganho de conhecimento prático operacional para ambas as polícias amplia o domínio dos fundamentos técnicos e competências no controle de crises, garantindo ordem e disciplina no contexto prisional, sempre com a prioridade de preservar a integridade física de presos e servidores”.