Daisyane Mendes - CEPRVALI
O Centro de Detenção Provisória (CDP) “Dr. Félix Nobre de Campos” de Taubaté, gerido pela Polícia Penal do Estado de São Paulo e vinculado à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), realizou a inauguração da sua sala de leitura do projeto “Salas da Liberdade”.
A solenidade de entrega do novo espaço, aconteceu no dia 16 de julho, reunindo membros da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), servidores da sede administrativa da Coordenadoria de Execução Penal da Região do Vale do Paraíba e Litoral (CEPRVALI), representantes do Conselho da Comunidade de Taubaté, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) regional, da instituição de ensino estadual vinculadora e Policiais Penais que pertencem ao quadro funcional do CDP.
Para a montagem da “Sala da Liberdade” no CDP de Taubaté, a Funap disponibilizou todo o material para pintura e adaptação do local, incluindo mobiliário. O estabelecimento penal recebeu estantes para livros, conjuntos de mesa e cadeiras para alunos e para professor, carrinho de livros e ventilador.
A criação do ambiente faz parte do Programa de Incentivo à Leitura “Lendo a Liberdade” (PROLLIB), uma ação da Funap. O objetivo é otimizar os espaços físicos destinados às atividades de leitura dentro do sistema carcerário paulista, proporcionando aos privados de liberdade o direito à educação e cultura, baseando-se na Resolução Nº 391 do Conselho Nacional de Justiça, de 10 de maio de 2021.