SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HEOD06UNBALOOF480
Z7_086423G031VND06HUH8EAFKRO4

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEK43

Z7_086423G03HEOD06UNBALOOF483

Reconhecimento pelos anos de trabalho no sistema prisional

Dirigentes de Unidades Prisionais da Coordenadoria de Execução Penal da Região Metropolitana de São Paulo prestam homenagens aos colegas que se aposentam

11/07/2025
Foto ilustrativa

Coordenadoria Metropolitana presta homenagens aos servidores Ubiratan e Rosângela pela aposentadoria

Sonia Pestana - CEPRMSP

Em reconhecimento aos anos dedicados ao serviço público na Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a Polícia Penal e a Coordenadoria de Execução Penal da Região Metropolitana de São Paulo (CEPRMSP) reuniram Chefes de Complexos Penitenciários, de Divisão e de Departamento para prestar homenagens a dois servidores que estão se aposentando. O evento marcou o dia 5 de junho como uma data de boas lembranças e de muito aprendizado.

No foco dos acontecimentos estavam Rosangela dos Santos Silva de Souza e Ubiratan de Jesus Correa Leite. Ambos são Policiais Penais que, ao longo dos anos, moldaram a história da própria SAP.

O Coordenador de Execução Penal da Região Metropolitana Substituto, André Luiz Alves, esteve presente no evento. Ele fez questão de relembrar fatos ocorridos na trajetória de ambos os servidores no exercício de suas funções, destacando o quão importante é a história de vida construída nesse período.

Coube ao Coordenador escolher, dentre os presentes, dois colegas de trabalho para que fizessem a entrega das placas comemorativas. Assim, Elio Nepomuceno, Chefe da Divisão de Ações de Segurança Hospitalar (DASH), com 45 anos de trabalho na secretaria, e Anderson Carlos Bordin, Chefe de Departamento do Centro de Detenção Provisória de Vila Independência, com 39 anos de serviços prestados, representaram os demais colegas quando das homenagens prestadas.

As mensagens estampadas nas placas destacaram que o que é mais valioso na vida não é ponto de chegada, mas a caminhada desde o ponto de partida. Na parte final da mensagem: “Caminhando e semeando, no fim teremos o que colher e compartilhar em abundância. Parabéns pelo excelente combate ao longo de sua carreira”.

Na Coordenadoria, Rosangela e Ubiratan são reconhecidos por seus pares como exemplos de resiliência e perseverança enquanto gestores. Para Alves, eles desempenharam diariamente um papel fundamental à frente de suas respectivas Unidades Prisionais de trabalho, não medindo esforços para compor, de forma excelente, o corpo desta Coordenadoria.

Rosângela e Ubiratan - Trajetória

Rosangela entrou no sistema penitenciário no cargo de Oficial Administrativo em 1990 e, no ano de 1997, foi nomeada para o cargo de Agente de Segurança Penitenciária.

Desempenhou seu trabalho nas Unidades do Centro de Progressão Penitenciária do Butantã, assim como na Penitenciária Feminina da Capital, na função de Diretor Técnico III, atual Chefe de Departamento.

Já Ubiratan iniciou sua carreira em 1998 como Agente de Segurança Penitenciária no Centro de Progressão Penitenciária de Franco da Rocha, sendo posteriormente transferido para a Penitenciária de Franco da Rocha e, por fim, esteve à frente da Direção Técnica da Penitenciária de Franco da Rocha III, atual Chefe de Divisão.

Dever cumprido

Para Rosângela, os 35 anos de trabalho na SAP a transformaram como profissional. ”Tenho orgulho dessa caminhada”, confessou.

De acordo com ela, durante esse tempo, a dirigente fez novos amigos, reviu os antigos companheiros, passou por perdas, enfrentou dificuldades, riu, mas também chorou com a equipe.

“Hoje, pensando em tudo que passei ao longo desses anos, chego à conclusão que tudo valeu a pena! Cada dia de entrega, cada trabalho realizado, cada etapa vencida, cada meta alcançada! ”, lembrou.

Agradecimento especial

Em mais de vinte e sete anos dedicados à carreira de agente penitenciário, Ubiratan relembra com orgulho de ter participado de muitas mudanças no sistema prisional, sobretudo na implantação da Polícia Penal. De acordo com ele, parte desse tempo foi dedicado à diretoria técnica da Penitenciaria III "José Aparecido Ribeiro", de Franco da Rocha.

Ubiratan relata que deixa a SAP com o sentimento de dever cumprido. Ele agradeceu a todos, mas principalmente aos servidores da Penitenciaria III. “Sem eles eu não seria capaz de conduzir essa Unidade Prisional, à época tão desafiadora”.

 

Momento de descontração na homenagem ao servidor aposentado

Rosangela recebe placa comemorativa por ocasião das homenagens prestadas

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEBA0
Complementary Content
${loading}