Daisyane Mendes - CEPRVALI
O Centro de Detenção Provisória (CDP) “Dr. Félix Nobre de Campos”, de Taubaté - subordinado à Coordenadoria de Execução Penal da Região do Vale do Paraíba e Litoral, da Polícia Penal do Estado de São Paulo - realizou, no fim do mês de junho, o primeiro Sarau de Literatura.
Organizado pela equipe pedagógica da Escola Estadual Monsenhor João Alves, de Taubaté - instituição de ensino vinculadora que atua na Unidade Prisional. O evento reuniu 35 participantes, entre alunos (reeducandos), professores e o corpo funcional do CDP.
A iniciativa teve como propósito promover a cultura e a arte entre as pessoas privadas de liberdade, além de incentivar o diálogo sobre a reintegração social. A atividade também marcou o encerramento do primeiro semestre letivo de forma leve, inclusiva e significativa.
Com uma programação especial, o sarau contou com apresentação musical realizada por reeducandos e professoras, recital de oratória com foco na musicalidade das palavras, e a encenação de uma peça teatral inspirada no romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto. As performances musicais, poesias e apresentações teatrais transformaram o encontro em um momento de expressiva interação entre reclusos, educadores e convidados.
A gestão do CDP avaliou o Sarau de Literatura como uma experiência extremamente positiva para todos os envolvidos, destacando a importância da cultura como ferramenta essencial para a reintegração social. “Essa foi uma oportunidade valiosa para todos os participantes. Através da arte, foi possível quebrar barreiras e promover a reflexão de maneira significativa. A escola planeja realizar mais eventos como este, contribuindo para a formação integral dos internos”, comenta Gustavo Testa Fernandes, Chefe de Departamento do CDP de Taubaté. “É papel do Estado educar, profissionalizar e ressocializar o indivíduo que cometeu delitos. No ambiente prisional, encontramos meios para que ele seja reincluído na sociedade munido de conhecimentos que, antes, ele não teve acesso”, completa.