SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HEOD06UNBALOOF480
Z7_086423G031VND06HUH8EAFKRO4

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEK43

Z7_086423G03HEOD06UNBALOOF483

Estabelecimentos penais recebem prêmio por atuação ao combate à tuberculose

Detecção precoce e cuidado: sistema prisional é exemplo na luta contra a doença

10/07/2025
Foto ilustrativa

Certificado foi entregue pela representante da Secretaria da Saúde

Caio Daniel - CEPRNOROESTE

Unidades Prisionais das regiões Norte e Noroeste do Estado de São Paulo foram reconhecidas em junho deste ano pelo desempenho no enfrentamento à tuberculose em 2024. O prêmio foi concedido pela Divisão de Tuberculose do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), como forma de valorizar o trabalho dos profissionais da saúde que atuam dentro do sistema prisional.

A premiação ocorre anualmente e contempla as Unidades Prisionais que alcançam ou superam as metas da campanha estadual de busca ativa de sintomáticos respiratórios – ação realizada duas vezes por ano, com foco na detecção precoce de casos suspeitos de tuberculose entre a população privada de liberdade.

De acordo com Giovanna Mariah Orlandi, diretora técnica da Divisão de Tuberculose, o evento é um momento importante de valorização dos servidores da saúde. “Todos os anos realizamos a premiação das Unidades Prisionais que alcançam a meta da busca ativa de sintomático respiratório. É um momento de partilha, de reconhecimento pelo esforço dos profissionais. Neste ano, as Unidades Penais das regiões Norte e Noroeste receberam o prêmio, e algumas ainda se destacaram por superarem a meta, com um trabalho feito com muito cuidado junto à população prisional”, destacou.

Giovanna reforçou ainda o impacto da iniciativa para o controle da doença. “Quando uma Unidade Prisional identifica uma pessoa com sintomas como tosse persistente e diagnostica a tuberculose precocemente, iniciando o tratamento o quanto antes, conseguimos quebrar a cadeia de transmissão. Isso protege não só os outros internos, mas também os profissionais da saúde, visitantes e até a comunidade fora dos muros do presídio.”

O coordenador da Saúde da Polícia Penal, Alexandre Lazinho, também ressaltou a importância da premiação como ferramenta de incentivo. “Esse momento é fundamental para reforçar e estimular os estabelecimentos prisionais a seguirem atuando no combate à tuberculose, uma doença que ainda exige muita atenção. A política nacional já reconhece que o sistema prisional deve ser um dos focos no combate à doença, devido à vulnerabilidade dessa população. Por isso, é essencial valorizar o trabalho dos nossos profissionais e buscar ampliar, cada vez mais essas ações”, afirmou.

A premiação, ocorrida em 25 de junho na sede da Coordenadoria de Execução Penal da Região Noroeste (CEPRNOROESTE), reforça o compromisso da Polícia Penal e da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) em atuar de forma integrada para prevenir e controlar doenças em contextos de maior risco e exposição, como o sistema prisional.

 

Estabelecimentos penais receberam destaque na campanha de combate à Tuberculose

Representantes da Polícia Penal e da Secretaria da Saúde celebram destaque das Unidades Prisionais

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEBA0
Complementary Content
${loading}