Cilene F. Sant’Ana - CSSP
A Comissão Interna de Prevenção de acidentes (Cipa) do Centro de Detenção Provisória “Dr. Felix Nobre de Campos” de Taubaté promoveu uma palestra aos servidores sobre os perigos da automedicação. A atividade foi realizada em parceria com a Capelania Batista e teve como objetivo conscientizar os funcionários sobre os riscos do uso de medicamentos sem prescrição ou supervisão médica.
Ministrada pela enfermeira Eliane Aparecida dos Santos, voluntária da Capelania, a palestra abordou os danos que a automedicação pode causar à saúde e suas consequências para o organismo. O evento contou com a participação de 20 agentes públicos da Unidade Prisional. Além das orientações, os servidores tiveram a oportunidade de trocar experiências e esclarecer dúvidas, encerrando a atividade com um café da manhã oferecido aos participantes.
Atividades como essas são comuns na Cipa de Taubaté, que atua na promoção da saúde dos Policiais Penais e demais servidores da unidade, oferecendo orientações e ações que podem ser aplicadas também fora do ambiente prisional.
Para José Eduardo Claro, Chefe de Inclusão do CDP, palestras como essa são muito relevantes, pois "permitem que os servidores adquiram informações importantes sobre o tema". "A conscientização sobre o uso de medicamentos sem prescrição é fundamental. Eventos com este, com a presença de um profissional da saúde explicando os perigos envolvidos, são muito valiosos para nós. ", afirmou Claro.
Troca de experiências entre os participantes
Palestra sobre automedicação