Vivaine Henriques - CEPROESTE
Terapias integrativas e complementares agora fazem parte dos atendimentos de saúde ofertados aos servidores dos estabelecimentos penais subordinados à Coordenadoria de Execução Penal da Região Oeste, pertencente à Polícia Penal do Estado de São Paulo, da Secretaria da Administração Penitenciária.
O “Vitaliza - Projeto Integrado de Saúde do Servidor” tem como objetivo promover o bem-estar físico, emocional e mental dos funcionários da pasta. A iniciativa é do Serviço de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor da Região Oeste (SRQVIDASS-OESTE).
O Projeto Vitaliza oferece serviços terapêuticos baseados em práticas integrativas e complementares de saúde, como massagem relaxante, auriculoterapia, ventosaterapia, reflexologia podal, liberação miofascial, Shiatsu, entre outras técnicas reconhecidas pelo Ministério da Saúde. Os atendimentos são realizados por profissionais capacitados com formação específica na área, integrando estratégias voltadas à valorização do servidor e à promoção de um ambiente de trabalho mais saudável e equilibrado.
De acordo com a Chefe de Serviço do SRQVIDASS Oeste, Fabiana Minzoni Rocha, as terapias integrativas e complementares são reconhecidas por promoverem uma abordagem holística do cuidado, respeitando a individualidade e buscando o equilíbrio entre corpo, mente e espírito.
“Têm se consolidado como ferramentas eficazes no enfrentamento do estresse, na prevenção de adoecimentos e na promoção de bem-estar, sendo, inclusive, regulamentadas pelo Ministério da Saúde”.
A ação, segundo Fabiana, surge como resposta estratégica à demanda por ações de saúde humanizadas, acolhedoras e preventivas, que valorizam o servidor como sujeito integral e protagonista do seu próprio cuidado.
“Atende em especial, os Policiais Penais, cuja atuação impacta diretamente na segurança e estabilidade do sistema prisional”, conclui.
Como funciona
Os atendimentos acontecem presencialmente na sede da Coordenadoria em Presidente Venceslau, diariamente, mediante agendamento prévio. A participação é voluntária. O servidor interessado deve efetuar inscrição prévia, respeitando os critérios de organização, fluxo e disponibilidade de vagas.
Ventosaterapia é um dos atendimentos disponíveis no projeto
Reflexologia podal integra atendimentos oferecidos pelo projeto Vitaliza