Caio Daniel - CEPRNOROESTE
Estudantes da rede pública de ensino do município de Itaí estão tendo a oportunidade de conhecer de perto livros escritos em diversos idiomas. O projeto “Mundo em Páginas”, criado por servidores da Penitenciária “Cabo PM Marcelo Pires da Silva” de Itaí, visa promover um intercâmbio cultural entre os alunos, além de estimular o desejo por aprender novos idiomas e culturas.
A ideia de Gilmar Fragozo, Chefe de Seção de Trabalho e Educação do estabelecimento penal, foi de produzir uma caixoteca que pudesse levar até as escolas clássicos da literatura mundial. O intuito é apresentar aos alunos títulos escritos em outras línguas, tendo em vista o vasto acervo que a sala de leitura da unidade prisional possui.
São obras em coreano, holandês, grego, alemão e inglês que contextualizam a cultura de cada país. “Muitos desses jovens nunca tiveram a oportunidade de pegar um livro escrito em outro idioma. Por meio desse projeto itinerante, queremos promover o conhecimento e a curiosidade dos alunos em aprender novas línguas”, explicou.
O piloto da ação ocorreu na Escola Estadual “João Michelin”, de Itaí, que realizou a exposição dos exemplares no Dia Internacional do Livro – 23 de abril. O evento não apenas incentivou o hábito da leitura, como também despertou interesse pela diversidade cultural e linguística presente na literatura de outros países. “Cada exemplar foi uma janela aberta para novos horizontes, promovendo conhecimento, respeito às diferenças e prazer pela descoberta”, explicou a professora Jaqueline, articuladora da atividade no colégio.
A iniciativa visa atingir outras escolas públicas e privadas da cidade e da região.