Caio Daniel - CRN
No dia 12 de dezembro, na Penitenciária “Dr. Sebastião Martins Silveira” de Araraquara, foi realizada a cerimônia de entrega de certificados aos reeducandos participantes do projeto “Horta Parceira Comunitária: Cultivando um futuro sustentável”.
A iniciativa é fruto da parceria entre a unidade prisional, a Prefeitura Municipal de Araraquara e o Departamento Estadual de Execução Criminal (Deecrim) - 6ª Região Administrativa Judiciária (RAJ), e tem como objetivo qualificar a mão de obra dos apenados por meio da horticultura, ao mesmo tempo em que as hortaliças produzidas abastecem o Banco de Alimentos do município.
O curso foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e capacitou os sentenciados por meio de conhecimentos práticos e teóricos, abordando o manejo e as técnicas para a criação e cultivo de hortas. Com a experiência adquirida e o certificado em mãos, será mais fácil para os presos conquistarem um emprego ou até mesmo abrirem um negócio próprio quando deixarem o cárcere.
De acordo com a diretoria do estabelecimento penal, o projeto, que teve início em outubro de 2023, garante uma produção semanal de 50 a 60 caixas de alimentos, que são destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas no programa municipal de Segurança Alimentar. “Os apenados ficaram emocionados no momento em que descobriram que cerca de 4.500 pessoas são beneficiadas com as hortaliças e as leguminosas produzidas por eles no projeto. Isso demonstra a relevância no papel desempenhado pelos apenados”, disse o diretor geral da penitenciária, Marcelo Pedro Antonio.
Para o prefeito Edinho Silva, presente no evento, “esse tipo de capacitação é fundamental para a ressocialização dos reeducandos, proporcionando-lhes habilidades práticas e conhecimentos que ampliam suas oportunidades futuras no mercado de trabalho agrícola e, principalmente, promover a reintegração social”, destacou.
Além do diretor geral do estabelecimento penal e do prefeito municipal, participaram da solenidade as seguintes autoridades: Damiano Neto, vice-prefeito de Araraquara, José Roberto Bernardi Liberal, juiz de Direito, Tirso Meirelles, presidente do Sistema Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo) e Senar de Ribeirão Preto, e Paulo Landim, vereador de Araraquara.
Reeducando recebe certificado das mãos do prefeito municipal e do juiz de Direito
Presos trabalhando no projeto da horta na unidade prisional