Samuel Bruni - CEPRCENTRAL
Aconteceu em Sorocaba o 2° Treinamento Solidário, evento promovido pela Coordenadoria de Execução Penal da Região Central, no final de junho. A ação reuniu mais de 100 Policiais Penais de 26 Unidades Prisionais, com o objetivo de aprimorar técnicas operacionais e, ao mesmo tempo, promover uma ação solidária em benefício da comunidade local.
Durante o treinamento, foram abordadas temáticas fundamentais à atuação dos grupamentos prisionais, como preparação para situações adversas, verbalização e uso progressivo da força, técnicas de imobilização, algemação e condução, além de reforçar as diretrizes relacionadas às temáticas em Direitos Humanos, Lei de Abuso de Autoridade e adequações aos padrões táticos estabelecidos pelas Normas Gerais de Atuação. A atividade teve como foco o fortalecimento da atuação integrada dos Grupos de Intervenção Rápida, tanto em operações conjuntas quanto em ocorrências emergenciais nas unidades.
Mais do que um exercício técnico, o Treinamento Solidário teve também um importante caráter humanitário, os participantes arrecadaram 500 litros de leite que serão doados à Instituição Humberto de Campos, entidade filantrópica que atende cerca de 160 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 15 anos. A organização mantém convênio com a Prefeitura Municipal de Sorocaba e oferece refeições, atividades esportivas, culturais e de desenvolvimento social para jovens em situação de vulnerabilidade.
A entrega oficial dos donativos será realizada por integrantes do grupamento operacional, simbolizando o compromisso da Polícia Penal não apenas com a segurança pública, mas também com a responsabilidade social.