Cilene F. Sant’Ana - CSSP
A Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP) reuniu servidores para um dia de integração, troca de experiências e fortalecimento das práticas voltadas à saúde e à segurança no ambiente de trabalho. A ação ocorreu durante o 1º Encontro das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas), na Coordenadoria de Execução Penal da Região Norte do Estado (CEPRNORTE).
A atividade foi realizada em julho e contou com a presença do Coordenador da CEPRNORTE, Malvino Andre Alves Fahl, além de representantes da CSSP. No total, 47 servidores, entre cipeiros e chefes, participaram das atividades, que combinaram conhecimento técnico e práticas de bem-estar.
Durante o encontro, os servidores acompanharam palestras sobre equipamentos de proteção individual e coletiva, bem como sobre o uso de armas e dispositivos não letais. Um dos pontos altos foi a demonstração conduzida pelo Policial Penal Carlos Antonio Gehrinh, que mostrou, na prática, como utilizar os equipamentos de forma correta e segura.
O momento de integração também se estendeu para atividades físicas: os participantes vivenciaram momentos de descontração e cuidados com o corpo. Uma caminhada pelo espaço externo da CEPRNORTE, seguida de atividades de alongamento e relaxamento orientadas pelo Policial Penal Dorley Montgomery Morales, trouxeram leveza e integração ao grupo.
Para Rosimeire Maria de Andrade, Chefe do Serviço Regional de Qualidade de Vida e Saúde do Agente Público e organizadora do evento, encontros como esse vão além da capacitação técnica. “A atuação conjunta reforçou o compromisso do Serviço Regional com a saúde e segurança no ambiente de trabalho, promovendo integração entre as Cipas e fortalecendo as ações preventivas no âmbito do sistema prisional. ”, destacou.
Com a realização do 1º Encontro, a CSSP e CEPRNORTE reforçam o compromisso de valorizar seus servidores, incentivar a prevenção de acidentes e investir em ações que unam capacitação, saúde, segurança e qualidade de vida.