Patricia Freitas / Thayná Witts - Assessoria de Comunicação Institucional da SAP
A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), participou da Feira da Diversidade Cultural, que reúne anualmente secretarias de Estado, entidades públicas e privadas em atividades voltadas à população LGBTQIAPN+.
O evento contou com ampla programação cultural e de cidadania, incluindo shows, atendimentos em saúde, serviços de utilidade pública, estandes de beleza, espaços de orientação e ações educativas.
O estande da SAP foi montado em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania, ampliando a oferta de informações e aproximando os serviços do público presente.
Representando a SAP e a Polícia Penal, foram distribuídos mais de 2.000 materiais informativos sobre os serviços de reintegração social e cidadania no âmbito do sistema prisional, com destaque para a Resolução SAP nº 027/2024, que estabelece parâmetros e procedimentos de atendimento à população LGBTQIAPN+ privada de liberdade.
Na ocasião, também foram apresentados programas como a CAEF Mulher e Diversidade, a CPMA Mulher e o DiversiDados, todos voltados à promoção de direitos e à construção de um sistema prisional mais inclusivo.
De acordo com a Chefe de Serviço de Políticas Específicas, Thais Lasevicius, “esse momento é fruto de um trabalho coletivo, alinhado com as perspectivas do Estado de direito e das Secretarias que exercem função fundamental no exercício da cidadania.”
A participação da SAP na feira reafirma o compromisso da Secretaria com a diversidade e a inclusão, não apenas em eventos externos, mas também em ações internas que ocorrem ao longo de todo o ano no sistema prisional paulista, promovendo a cidadania e combatendo todas as formas de discriminação.